O Serviço de Apoio à Rede de Bibliotecas Escolares de Coimbra vai levar até às escolas públicas do primeiro ciclo do concelho o programa “A Ler e a Contar na Biblioteca Escolar”. O principal objetivo desta iniciativa é a promoção do livro e da leitura.
O programa “A Ler e a Contar na Biblioteca Escolar”, levado a cabo pelo Serviço de Apoio à Rede de Bibliotecas Escolares de Coimbra, consiste na itinerância de autores, ilustradores ou contadores de histórias infantojuvenis pelas escolas do primeiro ciclo, da rede pública concelhia.
A obra escolhida para tal é “Livres e Iguais”, escrita por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e ilustrada por Ana Seixas. O livro borda a temática dos direitos humanos e a importância de compreendê-los para poder defendê-los. Trata-se de uma edição comemorativa dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos desde que Portugal aderiu à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, editada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda e recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.
A apresentação da obra ficará a cargo de Diogo Carvalho, um jovem de 30 anos, natural de Coimbra. Para além de um mestrado em Estudos Artísticos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é especializado em Produção das Artes do Espetáculo, pelo Instituto Politécnico de Bragança, realizou estudos de canto lírico no Conservatório de Música de Coimbra, é licenciado em Teatro e Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra e concluiu uma pós-graduação em Património Cultural Tradicional e Popular. Com uma ampla experiência e formação em teatro, canto e musicais, a primeira opção tem sido o seu principal foco.
A iniciativa vai acontecer no dia 7 de novembro, na EB de Almalaguês, às 9h30, na EB de Vendas de Ceira, às 11h00, e na EB de S. João do Campo, às 14h00. No dia 9 de novembro na EB do Norton de Matos, às 9h30, na EB da Quinta das Flores, às 11h00, e na EB de Assafarge, às 14h00. No dia 14 novembro na EB de Montes Claros, às 9h30, na EB de Santa Cruz, às 11h00, e na EB de Coselhas, às 14h00. E, por fim, no dia 23 novembro na EB do Loreto, às 9h30, na EB de Eiras, às 11h00, e na Biblioteca Anexa de Trouxemil, às 14h30.