Atualidade Notícias

Rede Social de Coimbra celebra 20 anos com várias iniciativas

A Rede Social de Coimbra completa, a 25 de novembro, duas décadas de existência. Para celebrar a data, a Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra organizou um conjunto de atividades, que se vão desenrolar ao longo do mês.

A completar 20 anos de existência, no dia 25 de novembro, a Rede Social de Coimbra (RSC) vai ter direito a um mês de celebração. A Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra preparou um programa de atividades desenvolvidas no âmbito do aniversário da RSC. A iniciativa tem início no próximo dia 3, com uma conversa direcionada a crianças e jovens sobre “Quebrar Silêncios. Fazer Perguntas. Receber Respostas. Ler Sinais”, marcada para as 15h00, no Salão Nobre, e termina a 30 de novembro, com o habitual encontro da Rede Social, das 9h30 às 17h30, no Convento São Francisco.

As honras vão ser feitas pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga. A conversa será moderada pela vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz, e reunirá Maria Dulce Rocha, presidente do Instituto de Apoio à Criança de Coimbra, Melânia Gomes, atriz e apresentadora de televisão, e Lúcia Mittermayer Saraiva, consultora no Projeto Justice Initiative Portugal. Para as 16h15, está agendada a inauguração da exposição “Shame – European Stories”, que aborda histórias partilhadas por vítimas de abuso na infância. A exposição estará patente no átrio dos Paços do Concelho até 9 de novembro.

O Salão Nobre da Câmara Municipal será, novamente, o local de mais uma atividade, no dia 6 de novembro, das 9h30 às 12h30. Desta feita, da “Cerimónia Protocolar da Rede Institucional das Adições de Coimbra”. No dia a seguir, 7 de novembro, terá início, às 15h00, na Escola Secundária D. Dinis, a exposição itinerante “Um Olhar sobre a Pobreza”, que passará por 11 estabelecimentos de ensino do concelho, permanecendo uma semana em cada escola.

A 10 de novembro, na Casa Municipal da Cultura, terá lugar o Plenário do CLAS/C – Conselho Local da Ação Social de Coimbra, a partir das 10h00. O dia 16 será dedicado ao programa “Coimbra+Inclusiva”, a partir das 10h00, no Grande Auditório do Convento São Francisco e, a partir das 14 horas, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

Para o dia 17 de novembro, das 10h00 às 12h30, está agendado o workshop comunitário “Saco do Migrante”, na delegação Centro da Cruz Vermelha Portuguesa. No dia 20 de novembro, acontecerá, na Casa Municipal da Cultura, das 10h00 às 13h00, uma mesa-redonda sobre “Mediação de Pares”. No dia 21, entre as 10h30 e as 12h00, vai decorrer, na Casa Municipal da Cultura, uma sessão sobre o regime jurídico do maior acompanhado. As celebrações encerram a 30 de novembro, com o Encontro da Rede Social de Coimbra, no Convento São Francisco, entre as 9h30 e as 17h30.

“A Rede Social de Coimbra é um marco importante no desenvolvimento social do concelho, desde 25 de novembro de 2003”, salienta a autarquia, em nota de imprensa.

De referir que o CLAS/C conta, atualmente, com 315 entidades parceiras (entidades públicas, privadas, Instituições Particulares de Solidariedade Social, entre outras), “cuja intervenção passa por múltiplas áreas do setor social e que têm contribuído, de forma ativa, para a dinamização e desenvolvimento social local”, conclui.