Beleza e Lifestyle

Um espaço onde o profissionalismo faz toda a diferença

Em pleno centro de Vila Nova de Gaia fomos conhecer o Xana Beauty, um espaço que se dedica, exclusivamente, à depilação a laser. A exercer neste ramo desde o início de 2022, Alexandra Santos soma elogios por parte das clientes, sobretudo através do Instagram onde tem o maior foco de procura e marcações.

Depois de se ter dedicado, durante quatro anos, a trabalhar em alojamentos locais, Alexandra Santos decidiu procurar um caminho onde se enquadrasse, ao mesmo tempo que lhe fosse possível desenvolver uma independência horária e financeira. Após um longo período de pesquisas, optou por dar início a uma carreira profissional na área da estética, mais concretamente em depilação a laser. Enquanto se formava, na Escola Profissional do Porto, começou a procurar um espaço onde pudesse exercer a profissão de técnica de laser. E o que é certo é que conseguiu. “Tive a oportunidade de começar o meu percurso profissional num espaço de elite, na Academia e Studio Cláudia Rodrigues Nails”.

Posteriormente a este passo deu outro (maior), ao adquirir o material necessário para pôr em prática os seus conhecimentos. “Eu queria um equipamento de qualidade, não queria um equipamento de aluguer, porque o meu foco seria trabalhar nisto diariamente, ter a máquina disponível as dez horas por dia do meu trabalho e ter, principalmente, disponibilidade para atender as clientes sempre que elas desejassem”.

Assim que o equipamento de alta gama chegou, em fevereiro de 2022, Alexandra Santos deu início à aventura. “Realmente, gostei. Senti que era aquilo. Correu super bem”. Além de se associar a um bom marketing digital, ao usar a rede social Instagram para divulgar o seu trabalho, considera que o ‘boca a boca’ foi determinante para o sucesso do negócio.

No Xana Beauty, o processo de depilação a laser tem a duração prevista de um ano. Aqui, as clientes têm um acompanhamento constante, “para um bom tratamento, com resultados garantidos após a primeira sessão”. Trata-se de um procedimento feito uma vez por mês, em que é importante seguir indicações cruciais, para que tudo corra de feição. É o caso de hidratar a pele, usar a lâmina, somente, em caso de necessidade, não estar a tomar antibióticos aquando das sessões, bem como não fazer solário ou expor-se ao sol durante os três dias antes e os três dias após a manutenção.

Para além de pôr em prática os seus conhecimentos, Alexandra Santos passou a fazer workshops no seu espaço. O processo desenrola-se ao longo de dois dias. No primeiro, são oito horas teóricas e no segundo, são duas horas de prática, sempre com uma modelo. Entre outros tópicos, ensina como receber e tratar a cliente, como iniciar o protocolo escrito, os cuidados que devem ser tidos e os problemas de saúde que podem surgir se o processo não for levado a cabo corretamente. “Faço os workshops de forma exclusiva para que a pessoa possa compreender, falar, esclarecer e questionar todas as suas dúvidas, de uma forma tranquila, e sair daqui com as bases sólidas e suficientes. “Além disso, têm todo o meu apoio constante e diário, via telefone”.

Quanto às expectativas para o futuro, o objetivo de Alexandra Santos é adquirir um espaço maior, onde possa dar continuidade ao seu trabalho, assim como criar mais postos de trabalho. “Nós crescemos sozinhos, mas juntos vamos, realmente, muito mais longe. E eu acredito muito nisso”.