Mundo Empresarial

Cinco tendências de marketing B2B que se vão destacar este ano

Nos últimos anos, o marketing digital B2B sofreu uma transformação impulsionada pela convergência tecnológica e pelas mudanças no comportamento do consumidor corporativo. Com a tendência a manter-se também em 2024, apresentamos as cinco tendências que a Martech Digital considera que vão ganhar destaque este ano.

Ao explorar os avanços tecnológicos e as mudanças no comportamento dos consumidores corporativos, a Martech Digital destaca cinco das tendências de marketing B2B que se vão destacar em 2024. A primeira passa pela ajuda que a inteligência artificial vai fornecer à personalização, visto que, neste contexto, a evolução, entre outros, irá remodelar a forma como as empresas se conectam com os seus públicos, organizam o seu atendimento, elaboram e distribuem conteúdo. “A abordagem vai tornar-se mais proativa, resultando em recomendações e interações mais eficientes. Este nível de personalização possibilita a transformação de dados, aumentando as hipóteses de conversão e mantendo os clientes satisfeitos”.

Aproveitar o poder dos (micro)influenciadores para alavancar as vendas é uma tendência que já surgiu há algum tempo, mas, ao que parece, veio para ficar, graças ao espaço que conquistou. A Martech Digital afirma ser “importante que os players no mercado B2B fiquem atentos a possíveis especialistas em nichos específicos, capazes de auxiliar na adoção de softwares, serviços e consultorias”.

Numa era em que tudo acontece a uma ‘velocidade cruzeiro’, o marketing conversacional irá ganhar ainda mais destaque este ano, especialmente em plataformas como o WhatsApp, dado que possibilita respostas rápidas e eficientes em tempo real. Também o marketing de vídeo deverá manter-se como figura dominante no contexto B2B, pois “o formato audiovisual demonstra ser uma ferramenta poderosa para comunicar mensagens, estabelecendo conexões com o público, educando-o e promovendo a fidelização”.

Também a hiperpersonalização do e-commerce é uma realidade que tem vindo a emergir e, inclusive, as empresas começaram já a ser desafiadas a oferecer experiências personalizadas a cada cliente. “A aplicação da hiperpersonalização no marketing digital B2B estende-se também ao comércio eletrónico”. A proposta consiste em explorar as capacidades da inteligência artificial e dos dados para antecipar os interesses e procura do consumidor, visando facilitar a aquisição de produtos e serviços.

Por fim, a diversidade no marketing de conteúdos deverá abranger não apenas os tipos de conteúdo a serem criados, mas também os canais de entrega e os formatos. A inclusão desta variedade nas estratégias de atuação “assume uma importância significativa no âmbito B2B, onde a jornada de compra é caraterizada pela sua complexidade e extensão em comparação a outros setores”. Assim sendo, além das tradicionais plataformas, como redes sociais, a exploração de formatos ao vivo e interativos, como podcasts, é recomendada.