Mundo Empresarial

Filipa Pantaleão assume cargo de Secretária-Geral do BCSD Portugal

O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável conta, desde janeiro deste ano, com uma nova Secretária-Geral. Trata-se de Filipa Pantaleão, uma profissional com um vasto percurso nas áreas dos resíduos e da energia.

Responsável, até ao final do ano passado, pela área técnica da EGF (Mota-Engil), com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental das empresas do Grupo, Filipa Pantaleão, ao longo da sua carreira, tanto a nível nacional como internacional, dedicou-se aos setores da água, logística, energia e resíduos. No início de 2024 assumiu o cargo de Secretária-Geral do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, uma organização sem fins lucrativos que reúne e representa mais de 140 empresas de referência em Portugal, as quais estão ativamente empenhadas na transição para práticas mais sustentáveis.

“É com muita motivação que abraço este novo desafio profissional no BCSD Portugal, no qual terei a oportunidade de pôr a minha experiência ao serviço de causas às quais tenho vindo a dedicar-me ao longo do tempo”, afirma Filipa Pantaleão, em comunicado de imprensa.

Para além de uma licenciatura em Engenharia do Ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, possui um MBA (Master Business Administration), pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

Filipa Pantaleão, cofundadora da iniciativa “Women in ESG”, descobriu na área do ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance) o seu propósito, tendo como objetivo contribuir para um futuro mais positivo ao promover a igualdade, a inclusão e a desmistificação dos temas ESG, que têm vindo a ganhar uma presença cada vez mais significativa na sociedade e nas empresas, a nível mundial. Com uma preferência especial pelo ambiente, acredita que a sua missão passa por promover um alinhamento mais eficaz entre a qualidade de vida das pessoas e a preservação e conservação do ambiente.

“Nesta fase de mudança, de crescimento e de evolução, acreditamos que o perfil e as competências da Filipa Pantaleão são as mais adequadas para que o BCSD Portugal possa cumprir o seu propósito, enquanto agente de realização da Agenda para a Sustentabilidade junto das empresas”, assume António Pires de Lima, Presidente da Associação.