Atualidade

COTEC Portugal lança programa de gestão de propriedade intelectual para empresas em crescimento internacional

A COTEC Portugal, em parceria com a OMPI, traz para Portugal o projeto IP Management Clinic, já presente em 30 países, e que seleciona entre 15 e 20 empresas em crescimento internacional para terem acesso a uma mentoria individualizada de quatro meses. O objetivo final é apoiá-las na gestão e proteção da propriedade intelectual.

A COTEC Portugal, associação empresarial para a inovação, em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), lançaram um projeto-piloto em Portugal, o IP Management Clinic, com o objetivo de apoiar as empresas em crescimento internacional – PME, smallcaps, start-ups – na gestão e proteção da propriedade intelectual, Isto é, ativos intangíveis e outro direitos de propriedade. Esta iniciativa já foi implementada em outros 30 países.

Estas empresas realizarão um programa de mentoria invidualizado e gratuito, durante quatro meses, com especialistas nesta temática e tendo acesso a um conjunto de recursos e orientações. Também terão “workshops e práticas, acesso exclusivo a eventos públicos e internacionais, oportunidades de criação de redes de networking e ferramentas de apoio para a definição e implementação da sua estratégia de propriedade industrial.”, indicou a COTEC.

Nesses quatro meses haverá quatro momentos principais: um exame aos principais ativos intangíveis e situação de proteção, a criação de uma estratégia de propriedade intelectual, um processo de mentoria para elaboração de um plano de gestão de proteção dos ativos intangíveis mais relevantes.

Serão selecionadas entre 15 a 20 empresas, dum processo de candidatura já a decorrer no site da COTEC Portugal. A seleção será baseado no perfil, estratégia de crescimento e a importância que é dada à Propriedade Industrial na competitividade entre empresas. O programa permitirá criar conhecimento e desenvolver casos de estudo assentes em toda a experiência que terão.

A COTEC Portugal promove este grande projeto por considerar que existe uma necessidade de capacitar as empresas a nível de inovação tecnológica e em contexto de crescimento internacional e competitividade.

O Diretor-Geral, Jorge Portugal, assume a sua pretensão para com as empresas nacionais “Queremos apoiar as empresas de base nacional a prepararem-se para um contexto competitivo internacional muito exigente em termos de cópia legal ou ilegal dos seus intangíveis mais valiosos e para a possibilidade de real de litigância, tenham ou não direitos de Propriedade Industrial no seu balanço, bem como para reduzir a assimetria de informação entre investidores, financiadores e as empresas.”