Ambiente Notícias

“Melhor resíduo é aquele que não se produz”

A LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) anunciou esta quarta-feira que vai apostar na promoção de mercados de segunda mão, no Parque Aventura. Uma iniciativa que tem em vista a diminuição de resíduos têxteis.

Segundo os dados fornecidos pela organização, de 2017 a 2020, cada habitante deitou fora uma média de 28 quilogramas de têxteis por ano, no grande Porto. Um dos fatores que contribui para tal é o tempo que cada peça de vestuário é usada antes de ser descartada, efeitos consequentes de uma sociedade consumista.

Este mercado funciona como um mercado de trocas, em parceria com a Let’s SWAP, onde os cidadãos podem trocar as peças que já não usam por outras do seu agrado, fomentando assim a duração e utilidade de cada peça.

Esta iniciativa foi pensada com a colaboração de atores locais, mas já tem precedentes: a T-Circular. Foi algo realizado com a parceria da blogger “Lady in Green” e sensibilizava a população a mudar a forma como usavam as peças de vestuário de forma pouco sustentável.

Os próximos Mercados de Trocas serão nos dias 10 de julho e 11 de setembro, das 14h00 às 18h00.