Notícias

Festival MIMO começa hoje no centro histórico do Porto

Arranca hoje, dia 23 de setembro, a primeira edição do festival MIMO no Porto, que conta com 60 espetáculos diferentes. Há muito para ver e ouvir até ao próximo domingo, em diversos locais espalhados pela centro histórico da cidade.

O festival MIMO foi criado em 2004, no Brasil, e atualmente apresenta-se como um dos maiores festivais gratuitos que se realiza em cidades históricas e culturais. Os três dias da primeira edição do MIMO, no Porto, contam com 60 espetáculos em 11 espaços da cidade. Estes espetáculos e espaços são definidos pela organização do evento como uma “sonosfera multigeográfica” devido à origem brasileira, à diversidade e aos princípios multiterritoriais, multigéneros e igualitários presentes no festival. Este oferecerá, ainda, um recital inédito de celebração do bicentenário da independência do Brasil.

Os locais onde irão decorrer espetáculos são o Centro Português de Fotografia, o Largo Amor de Perdição, o Jardim da Cordoaria, a Reitoria da Universidade do Porto, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, o Jardim das Virtudes, o Palácio de Cristal e as Igrejas do Carmo, dos Carmelitas Descalços, de São José das Taipas, de Nossa Senhora da Vitória e de São Bento da Vitória.

No dia 23 de setembro, Asa (Nigéria/França), Chico César (Brasil), Mario Lúcio & Os Kriols (Cabo Verde/Portugal), Channel One Sound System (Inglaterra), Valentina Lisitsa (Ucrânia), Gileno Santana – Miles Davis Legacy (Brasil/Portugal), Plínio Fernandes (Brasil), Farofa – DJ (Brasil) e Astronauta Mecânico – VJ (Brasil) irão apresentar-se, nos diferentes locais do Porto, para a demonstração de diversos espetáculos.

Também no dia 24 de setembro, Branko (Portugal), Ray Lema (Congo), Pedro Burmester & Quarteto de Cordas de Matosinhos (Portugal), Mulheres Que Fazem Barulho – com Ana Deus, Lena d’Água, Anabela Duarte, Sandra Baptista, Marta Abreu, Carolina Brandão (Portugal), DuOuD (Tunísia/Argélia), Orquestra Voadora (Brasil), Brother Culture Sound System (Inglaterra), Chiara Santoro e Fábio Centanni (Brasil/Itália), DJ MAM (Brasil), DJ Matilde Castro b2b Simone Francisco (Portugal), A, Mamanus (Brasil), DJ Phephz b2b Bruma (Brasil/Portugal) e Astronauta mecânico – VJ (Brasil), irão atuar.

Por fim, no último dia do festival, irão atuar Emicida (Brasil), Don Letts DJ Set (Inglaterra), Maria João & Mario Laginha (Portugal), KT Gorique (Costa do Marfim/Suíça), Nishat Khan (Índia), Orquestra Voadora (Brasil), João Tenreiro – DJ (Portugal), Manuel de Oliveira (Portugal), Ministereo Público Sound System (Brasil) e Astronauta mecânico – VJ (Brasil).

Workshops, filmes, palestras e concertos unidos à arte, à performance, à tecnologia e a estreias mundiais, completam os três dias do gratuito festival MIMO que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto. A programação também inclui a “Chuva de Poesia” prevista para ocorrer na Livraria Lello.