Qualidade

PROMOVER A CONCILIAÇÃO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL COM A VIDA PESSOAL E FAMILIAR, ESTÁ INCORPORADO NA NOSSA MISSÃO!

por Sofia Martinho, responsável de Recursos Humanos e Garantia da Qualidade

O grupo Ename tem por pilar a qualidade que presta a clientes, fornecedores e seus colaboradores. Mudança e adaptação são duas palavras-chave que nos definem enquanto grupo, insatisfeitos por natureza, procuramos a cada dia inovar o nosso serviço, permitindo a cada colaborador o desafio constante de aprendizagem, melhoria, adaptação. Apostamos em práticas que acrescentem o equilíbrio entre a esfera laboral e a familiar.

Entendemos que Qualidade e Recursos Humanos são duas áreas que se fundem e juntas marcam a diferença, por isso procuramos incentivar na inovação e desenvolvimento dos nossos serviços. Ninguém conhece melhor os processos do que quem os executa diariamente, eles ajudam a tornar as tarefas mais céleres e inovadoras. Executamos apenas práticas sociais adaptáveis à nossa realidade, teletrabalho seria inviável para o nosso serviço, mas não é por este motivo que não adotamos outras medidas que se ajustam a uma flexibilidade de horários em apoio às necessidades dos colaboradores.

Na Ename não existem práticas impossíveis, existem sim formas diferentes de alcançar o melhor resultado, face às contingências que temos!

Sabemos que família e trabalho são indiscutíveis fontes de valorização de todos nós! Colocar estas duas vertentes em conflito terá consequências negativas para todos, por isso procuramos sinergias entre ambos, garantindo a proximidade entre todos, seja em convívios sociais, mas também na aposta de benefícios que ajudem colaboradores e famílias a despenderem menos dinheiro em despesas fixas, de saúde, bem-estar, educação e consumo. Não existe um modelo padrão, é preciso dar resposta à pergunta: atualmente o que faz mais falta para eles? Com esta análise, é possível oferecer benefícios sociais que realmente favoreçam os trabalhadores. Não é uma tarefa fácil, a comunicação entre todos e a envolvência da gestão ajuda-nos a melhorar a cada dia nesta temática.

Atualmente, estamos a implementar internamente uma rede de troca de produtos alimentares, os colaboradores ou famílias têm hortas e árvores de fruto, em que muitas vezes existe uma abundância que entendemos poder rentabilizar, evitando o desperdício. Estamos a criar uma plataforma para esse efeito. O colaborador pode colocar produtos que tenha em abundância e outros colaboradores podem adquiri-los gratuitamente ou a preços simbólicos. O objetivo é aumentar a interajuda dos colaboradores, porque unidos somos mais fortes, capazes e adaptar-nos-emos à conjuntura de subida abrupta de preços.

Não pretendemos ser valorizados pelas certificações. Esta só faz sentido se espelhar a realidade de Qualidade e Serviço Prestado. Todas as nossas certificações espelham a nossa realidade e uma depende da outra para o sucesso da organização.