Atualidade Notícias

AEP leva empresas portuguesas ao maior centro de negócios do Médio Oriente

A AEP – Associação Empresarial de Portugal – está a participar, de 23 a 25 de maio, nas feiras Index e Hotel Show, no Dubai. Ao todo, são cinco as empresas portuguesas que estão representadas nas mais prestigiadas feiras do Médio Oriente.

Desde 2004, esta é a 17ª vez que a AEP possibilita a empresas portuguesas o contacto com um mercado que reexporta, para várias regiões do globo, sensivelmente, 50% do que importa. Estamos a falar de países como Arábia Saudita, Irão, Qatar, Bahrein, Kuwait, com importantes projetos em curso. De acordo com Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP, “o Dubai tem uma localização estratégica na região do Golfo, com fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África, é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do mundo. São contactos à escala internacional e uma excelente oportunidade para as empresas nacionais abordarem vários mercados do Médio Oriente”.

A Index-Hotel Show, que, este ano, conta com 500 expositores, provenientes de 50 países, é vocacionada para as fileiras hotelaria e casa, mobiliário, têxteis-lar, pavimentos, iluminação, artigos e acessórios de decoração, cerâmica, vidro, cutelaria, arquitetura e design de interiores. Este ano, a organização conta com uma afluência superior a 25 mil visitantes profissionais, provenientes de mais de 80 países.

Segundo a AEP, em comunicado de imprensa, os países do Conselho de Cooperação do Golfo, que reúne seis estados, têm em curso avultados projetos e apresentam taxas de crescimento a rondar os 23% ano. Para toda a região estão projetados mais de mil investimentos para o setor do turismo, 750 hotéis, 140 resorts, num total de mais de 170 mil quartos.

Os Emirados Árabes Unidos mantêm a liderança em gastos nos países do CCG, com 42%, seguidos pela Arábia Saudita, com 29%.