Atualidade Notícias

O que esperar da Feira do Livro de Lisboa 2023?

Uma das feiras de literatura mais tradicionais de Portugal já começou e, para além de recuperar várias iniciativas dos últimos anos, traz diversas novidades: música, cinema, momentos de showcooking, atividades para os mais pequenos, lançamentos de livros e não poderá perder a Hora H.

Antes da Feira do Livro de Lisboa ter começado, foi possível descobrir algumas novidades que iriam acontecer nesta edição. Hoje, trazemos informações privilegiadas de mais iniciativas e da programação, incluindo as respetivas datas e horários.

“Uma edição melhorada, mais inclusiva e pensada para responder às necessidades e expectativas dos diferentes públicos”: é assim que APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) se refere à Feira do Livro de Lisboa 2023. Estão programados mais de 2350 momentos para esta 93º edição.

“A principal missão da APEL, dos editores e dos livreiros sempre foi promover os índices de leitura e de literacia no nosso país.” – Pedro Sobral (Presidente da APEL)

De entre as várias iniciativas programadas para esta edição, destaca-se a “Ler dá outra pedalada”, que torna o “GIRA” (sistema de público de bicicletas partilhadas) no transporte oficial do evento, incentivando o público a deslocar-se ao recinto – Parque Eduardo VII- de bicicleta elétrica. Destaca-se que existem várias estações GIRA disponíveis nas proximidades (Marquês de Pombal, Rua Castilho e Palácio da Justiça). A organização volta também a reforçar que o evento é para todos e para toda a família, incluindo os animais de estimação e, para isso, torna a trazer o RefresCão – “dois espaços com sombra e água para que os cães se possam hidratar e descansar”, explicam.

Uma atividade que também regressa a esta edição é o “Doe os seu livros”, que tem dedicado um só pavilhão, para que os seus visitantes possam doar os livros, de que já não necessitam, a crianças das instituições ENTRAJUDA. Esta ação é desenvolvida em parceria com o Banco Bens Doado e, desde 2015, já angariaram 215 mil livros.

A Hora H, uma das iniciativas mais esperadas pelos amantes de livros, também está de volta: esta consiste, em uma hora específica, haver um desconto mínimo de 50% “numa seleção de livros publicados fora das limitações da Lei do Preço Fixo do Livro” e nos expositores aderentes (os mesmos podem ser consultados no próprio site do evento). Esta ação acontece entre 29 de maio e 7 de junho, às 21 horas, à exceção de dia 7 que acontecerá às 22 horas.

Para quem demonstra interesse por novos livros, haverá mais de 1700 apresentações e lançamentos. Os autores presentes são tanto nacionais, como internacionais, havendo espaço para jovens escritores. Os visitantes ainda poderão participar nas sessões de autógrafo dos seus livros preferidos.

Para além da literatura, a música e o cinema também fazem parte desta edição e trazem novos momentos. Nas “Sextas há Música”, marcará presença o artista Rui de Carvalho, com o projeto “Filho da Mãe” (26 de maios às 22 horas), a cantora Rossana e sua banda, que trarão as músicas do seu novo álbum (2 de junho às 22 horas) e CAIO, que apresenta “Travessia” num concerto mais intimista (9 de junho às 22 horas). Na programação cinematográfica estão planeadas duas sessões de cinema: a primeira no dia 3 de junho, às 16 horas, com o documentário “Como se faz um livro”, da Imprensa Municipal da Câmara Municipal de Lisboa e a segunda no dia 11 de junho, às 19 horas, com o filme de animação japonesa “Tannisho – Mesmo num mundo de diversidades, somos todos iguais”. Serão também apresentados os livros associados a este filme: “Porque Vivemos” de Kentetsu Takamorie e “Causa e Consequência” de Mauro Nakamura.

Aos sábados e domingos, “as receitas irão saltar dos livros” para momentos de Showcooking. Estes irão contar com a presença de chefes portugueses e nutricionistas, também autores de livros de culinárias, pretendo promovê-los ao atrair os visitantes pelos cheiros e sabores. Haverá cozinha típica regional, alimentação saudável, comida para bebés, entre outros pratos de uma grande diversidade gastronómica.

Os mais novos também não ficam de fora da Feira do livro e podem contar com diversas atividades – no total dos 18 dias do evento serão 120. Está de regresso a Hora do Conto e a tenda Blx, que irá organizar oficinas, peças de teatro, jogos, pinturas faciais, apresentações de livros infantis e mascotes surpresas. Estas atividades acontecem todas as tardes e, aos fins de semana, a partir das 11 horas. As crianças com problemas de visão também poderão participar nas atividades adaptadas e nos “momentos dedicados a edições em braile”.

No fim da visita, ainda poderá levar para casa recordações, tais como sacos ecológicos, chapéus e blocos.

Ressalta-se que a programação completa pode ser encontrada no site da Feira do Livro de Lisboa, encontrando-se em constante atualização.