Atualidade Notícias

Município do Porto adquire mais dois imóveis para reforçar oferta de arrendamento acessível

A Câmara Municipal do Porto adquiriu dois prédios que, depois de reabilitados, vão disponibilizar 20 habitações para arrendamento acessível. Os edifícios situam-se nas ruas 9 de Abril e Matias de Albuquerque, em Paranhos e Campanhã, respetivamente.

Estas duas aquisições do município do Porto aconteceram ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa 1.º Direito.

O imóvel situado na Rua 9 de Abril, na freguesia de Paranhos, originará 12 habitações, através de um investimento superior a 1,9 milhões de euros. Quanto ao edificado comprado na Rua Matias de Albuquerque, na freguesia de Campanhã, vai permitir um acrescento de oito casas ao espólio de arrendamento acessível e representa um investimento para cima dos 1,7 milhões de euros. Em ambos os casos, o valor investido é financiado, de forma integral, pelo PRR. A data para a conclusão das intervenções a decorrer em ambos os edifícios está apontada para o último trimestre de 2024.

Já em fevereiro deste ano, o município comprou um prédio com seis fogos na Rua Central de Francos, para aumentar a oferta habitacional na cidade, prevendo-se que a reabilitação deste edifício esteja finalizada já no último trimestre de 2023. 

No âmbito da estratégia de robustecimento do mercado de arrendamento acessível, foram ainda adquiridas três casas, prontas a habitar, localizadas na Rua do Monte Alegre, Travessa do Covelo e Rua de Honório Lima.

Com o intuito de aumentar o espólio de habitação em regime de renda acessível, a autarquia prevê a aquisição de mais dez frações, seis com contrato-promessa já assinados e quatro em vias de formalização.

Até ao ano de 2026, a Porto Vivo, SRU, empresa municipal de reabilitação urbana, “vai promover a reabilitação de cerca de 200 casas e disponibilizá-las para arrendamento acessível, com rendas, pelo menos, 20% inferiores aos valores praticados no mercado”, assegurou o município, em nota de imprensa.