Atualidade Notícias

Município de Lagoa apoia associações de defesa do bem-estar animal

O município de Lagoa, no Algarve, aprovou o apoio financeiro de mais de 60 mil euros, a distribuir por três associações de defesa do bem-estar animal, existentes no concelho. Reconhecer, mais uma vez, o “importante papel” levado a cabo por estas organizações na proteção dos animais errantes é o objetivo da autarquia.

Tal como nos anos anteriores, a Câmara Municipal de Lagoa aprovou a atribuição de apoios financeiros às associações localizadas no concelho com o propósito de promover a proteção e o bem-estar dos animais. Estes apoios reforçam o compromisso da autarquia na promoção do bem-estar animal e na recuperação e tratamento dos animais abandonados no concelho.

Neste sentido, o município irá estabelecer acordos de colaboração e fornecer apoio financeiro a três organizações dedicadas ao bem-estar animal. A Absol – Associação Beleza Solidária, que acolhe e cuida 45 cães selvagens pertencentes a matilhas do concelho, receberá um apoio financeiro de 18 mil euros. A Carvoeiro Cat Charity, que abriga 125 gatos e apoia outros 175 em colónias de rua, receberá um apoio financeiro de 19 500 euros. Já a Aryel – Associação de Proteção Animal de Lagoa, que tem sob seu cuidado 223 gatos em abrigo e 12 cães, além de auxiliar 175 gatos em colónias de rua, receberá um montante de 23 mil euros.

Para além da melhoria das condições físicas e humanas do canil municipal, a autarquia tem vindo a promover e a apoiar, ao longo dos últimos anos, em parceria com várias associações sedeadas no concelho, a proteção e o bem-estar animal.

A favor desta iniciativa, foi o compromisso do município em proteger e promover o bem-estar animal que levou o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, a decidir que este ano não seriam lançados fogos de artifício no encerramento da Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa – FATACIL, bem como nas festas religiosas que foram celebradas no concelho.

“Estes apoios sinalizam duas linhas de força do que tem vindo a ser a orientação do Município de Lagoa: a valorização do trabalho das coletividades e associações existentes no concelho, as quais complementam e enriquecem o trabalho desenvolvido pela autarquia nas mais variadas áreas, e a importância concedida ao acolhimento e tratamento dos animais errantes existentes em Lagoa”, reiterou Luís Encarnação.