Mundo Empresarial

“Procuramos tornar a Serratec uma empresa referência nos processos de maquinação de componentes”

Situada em Neiva, no distrito de Viana do Castelo, a Serratec é uma empresa que já conta com seis anos de experiência e que tem apresentado um crescimento contínuo. Em entrevista, Daniela Fernandes, Diretora Adjunta, salienta o importante contributo de cada um, no que ao sucesso da empresa diz respeito.

A Serratec surge em 2017 e dedica-se à produção de componentes industriais. Qual o balanço que faz do percurso desta empresa desde a sua criação até ao dia de hoje?

O balanço é muito positivo, tanto na vertente do negócio como humana. Estes 6 anos foram pautados por desafios, aprendizagens, experiências positivas e menos positivas que nos permitiram crescer continuamente, sempre com foco na evolução da empresa e da nossa equipa.

Começamos com três máquinas em 2017 e atualmente temos um parque constituído por mais de 50 máquinas, essencialmente tornos digitais e convencionais. A produção, a equipa e o volume de negócio têm tido um crescimento constante, apesar dos momentos de instabilidade mundial.

A nossa equipa é especializada em maquinação de peças em metais ferrosos, de pequena e média dimensão. Trabalhamos essencialmente para o setor da mobilidade, sendo que exportamos 100% da nossa produção para a Europa, Ásia e África.

Que funções compõem a Serratec?

A equipa da Serratec é multidisciplinar e cada pessoa contribui ativamente para o sucesso da empresa, com relevância para as funções do chão de fábrica, os operadores de máquinas, os controladores de qualidade, os operadores de armazém e de logística, passando por todas as funções técnicas que dão suporte às equipas e, ainda, todas as funções de supervisão e acompanhamento das operações, fundamentais para manter o dinamismo e o foco nos resultados.

Há cerca de um ano foi notícia o investimento de 10 milhões de euros numa nova área de produção. Isto confirma o impacto que a empresa tem a nível local?

O impacto da Serratec a nível local é bastante humilde, pois a zona de Viana do Castelo é caracterizada por empresas referências no mercado e com um posicionamento muito relevante para esta cidade.

O nosso foco consiste em consolidar continuamente o nosso posicionamento não só no mercado de trabalho como na atividade produtiva deste setor, procurando contribuir para o desenvolvimento da região, tanto ao nível da tecnicidade dos processos e produtos como na atração de talento.

O investimento previsto para a empresa reflete o investimento de cada pessoa que integrou e integra este projeto, tendo contribuído para o crescimento dos últimos seis anos e, claro, para o crescimento futuro.

Que projetos têm em mente para o futuro? Pretendem enveredar por outras áreas de negócio?

Procuramos tornar a Serratec uma empresa referência nos processos de maquinação de componentes que possam demonstrar a nossa expertise técnica, tanto na eficiência dos processos como na qualidade dos produtos.

Para além de componentes para os veículos ligeiros e pesados, integramos o setor das bicicletas com o desenvolvimento e fabricação, em Portugal, de um componente específico: o cubo das rodas.

A estratégia da empresa visa diversificar os setores de atuação promovendo sempre o processo de maquinação e a produção em Portugal, mais especificamente em Neiva, Viana do Castelo.