Educação | Ensino Mundo Empresarial

AMCP: “Estudar música permite desenvolver competências e capacidades ao nível da criatividade”

A Academia de Música de Castelo de Paiva (AMCP) é frequentada por cerca de 500 alunos, oriundos de um território que abrange os concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães, Penafiel, Marco de Canaveses e Arouca, recebendo ainda alunos de Baião e Resende. Desde 2019, a Fundação “La Caixa” /BPI constituiu-se como principal patrocinador do plano plurianual de atividades, nomeadamente no apoio ao Concurso Ibero-americano do Clarinete, Academia Ibero-americana do Clarinete e Concurso Internacional de Trombone.

A AMCP oferece Cursos Artísticos Especializados no domínio da Música desde cursos de iniciação, cursos de nível básico e nível secundário, nas modalidades de regime articulado ou supletivo. No regime articulado (RA) a lecionação das disciplinas da componente de ensino artístico especializado é assegurada pela Academia e as restantes componentes por uma escola de ensino geral; no regime supletivo (RS) os alunos frequentam as disciplinas do ensino artístico especializado da música na Academia, independentemente das habilitações que possuem.

Estudar música permite desenvolver competências e capacidades ao nível da criatividade, disciplina, coordenação motora, reforça a autoestima, desenvolve a capacidade de memorização, de atenção e concentração. As metodologias empregues na escola valorizam a inserção de crianças e jovens na música de conjunto, em ensembles, orquestras, música de câmara e coros de modo a proporcionar a partilha generalizada de conhecimentos que poderão ser úteis em futuros projetos orquestrais.

Nos últimos anos a escola tem sido reconhecida pela sua participação em projetos de âmbito nacional e internacional, através de eventos que organiza e projetos em que participa. Individualmente, são diversos os alunos que têm alcançado prémios em concursos da especialidade. O Coro de Câmara participou nos Jogos Europeus e Mundiais de coros em Barcelona, Sochi-Rússia e Gotemburgo-Suécia, tendo obtido diversas medalhas de ouro e prata. A Orquestra de Sopros conquistou o 1º prémio no Concurso Internacional de Bandas e Orquestras realizado no Europarque, secção académica.

O ensino de qualidade implica um conjunto de variáveis: organização inovadora, dinâmica e projeto educativo ambicioso. Os docentes têm um papel crucial no sucesso educativo dos alunos. Professores bem preparados cientificamente e com formação em diferentes áreas, intelectual, emocional, comunicacional e ética, são garantia para a eficácia educativa, contribuindo para alunos motivados, preparados, intelectual e emocionalmente, com autonomia pessoal e grupal.