Atualidade Educação | Ensino Notícias

Candidaturas ao Ensino Superior batem recorde

Foto: Site da Universidade do Porto
É o maior número nos últimos 25 anos. Os candidatos à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público atingiram os 62 675. Médias de entrada devem subir.

É o recorde do século. Desde 1996 que não havia tantas candidaturas ao Ensino Superior em Portugal. Os candidatos à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público atingiram os 62 675, o maior número “nos últimos 25 anos”, anunciou esta segunda-feira, 24 de agosto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Este aumento significativo e as notas altas obtidas nos exames do final do secundário – tirando Filosofia, todas as médias foram positivas, com destaque para a subida em todos os exames de Matemática -, significam que as médias de acesso deverão também subir.

São mais 11 384 candidatos do que no ano passado. De acordo com o ministério, o número de candidatos é “o mais elevado desde 1996”.

Com uma média diária de 3687 candidaturas, num concurso encurtado no tempo devido à pandemia causada pela COVID-19, a procura superou a oferta, com 1,2 candidatos por vaga.

“Candidataram-se 62 675 estudantes à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior Público no ano letivo de 2020-2021, representando um aumento de 11 384 candidatos face a 2019 (quando se tinham candidatado 51 291 estudantes até igual momento, tendo sido consideradas 51 036 candidaturas como válidas)”, pode ler-se num comunicado do ministério liderado por Manuel Heitor e divulgado pela agência ‘Lusa’.

A tutela estima que o número de novos ingressos no ensino superior “em todos os ciclos de estudos, públicos e privados, atinja cerca de 90 mil novos estudantes matriculados no próximo ano letivo de 2020/21”, contra 84 mil no ano passado.

Estes dados incluem o CNA que, segundo o ministério, representa cerca de dois terços dos ingressos, outras formas de entrada no sistema público, formações curtas (cursos técnicos superiores profissionais) e sistema privado.

A expectativa é, assim, grande para o dia 28 de setembro, quando serão divulgados os resultados desta 1.ª fase do concurso no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior, podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, refere a tutela.