Atualidade Desporto Notícias

Já há calendário para a bola rolar até 2021

Foto: Site Unsplash.com
Sorteio da Liga NOS e LigaPro é esta sexta-feira, 28 de agosto. A Federação Portuguesa de Futebol já revelou os calendários da liga de futsal e da liga feminina. Jogos da Seleção A e a Supertaça Cândido de Oliveira Vodafone também têm data marcada.

A pandemia interrompeu muitas competições, sendo que a da liga de futsal e a liga feminina nem chegaram a ser concluídas na temporada passada. Mas para a época 2020/21 já está tudo precavido. A Liga Portuguesa de Futebol Profissional arranca com os sorteios da I e II Ligas, ao passo que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já tem tudo definido.

Os calendários da Liga NOS e da Liga Pro são conhecidos esta sexta-feira, 28 de agosto, a partir das 19h00, num evento que terá lugar na Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia e terá transmissão televisiva na Sport TV +.

No decorrer do sorteio em que os clubes ficarão a conhecer os calendários dos campeonatos profissionais organizados pela Liga Portugal – Liga NOS e LigaPro –, também serão entregues os prémios da última temporada.

Será ainda revelada a cidade sede da Final Four da Allianz Cup durante os próximos três anos.

Devido à COVID-19, teve de se conjugar regras de segurança com os calendários nacionais e internacionais, por isso há várias condicionantes a ter em conta.

Imagem: LPFP

Isto é o que já se sabe da I e II Ligas

A I Liga 2020/21 arrancará sem ‘clássicos’ nas três primeiras jornadas, de acordo com a lista de condicionantes para o sorteio das competições profissionais, divulgada na quinta-feira, 27 de agosto, pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Com a intenção de “reforçar a proteção às equipas que disputam as competições europeias”, o organismo anunciou as condicionantes para o sorteio, uma das quais diz diretamente respeito aos cinco primeiros classificados da última edição da competição, que estarão envolvidos na Liga dos Campeões e Liga Europa: FC Porto, Benfica, Sporting de Braga, Sporting e Rio Ave.

“As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com os cinco primeiros classificados da I Liga da época transata (1ª,2ª e 3ª jornadas)”

Comunicado da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Outra condicionante é que as equipas da mesma cidade/zona, nomeadamente, Benfica e Sporting, FC Porto e Boavista, Braga e Vitória SC, Marítimo e Nacional, Gil Vicente e Famalicão e Portimonense e Farense, não podem jogar em casa ou fora na mesma jornada. Por exemplo, se o FC Porto jogar no Dragão, o Boavista não pode jogar no Bessa nesse mesmo dia. Assim evitam-se aglomerações de pessoas na mesma cidade.

Despromovido ao segundo escalão na última edição, o Portimonense foi reintegrado na I Liga e fará parte do sorteio, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) ter confirmado o afastamento do Vitória de Setúbal da competição, por não preencher os requisitos necessários para a inscrição.

A edição 2020/21 da I Liga de futebol terá início no fim de semana de 20 de setembro, quase dois meses após a conclusão da última época, num período de paragem menor do que o habitual, e também mais tarde, devido à pandemia da COVID-19.

Por seu lado, a II Liga arranca a 13 de setembro.

FPF já definiu os calendários

A Federação Portuguesa de Futebol elaborou os calendários até 2021, ressalvando, no entanto, que os mesmos podem “vir a sofrer alterações por força de potenciais alterações do calendário internacional, ou a nível nacional, em consequência de circunstâncias excecionais que ditem a eventual paragem da competição”.

Imagem: FPF

Futsal

Comecemos pelo futsal, onde ficou por atribuir o título nacional e o vencedor da Taça de Portugal na época 2019/2020. A edição de 2020/2021 do campeonato tem início marcado para 1 de outubro, estando o termo previsto para 27 de junho, com a disputa de um eventual quinto jogo da final, revelou a FPF numa nota divulgada.

Assim sendo, o futsal em Portugal arranca com a disputa de um play-off de acesso à primeira liga, a disputar a 16 e 20 de setembro.

Segue-se, a 1 de outubro, o arranque do campeonato, cuja fase regular vai decorrer até 8 de maio, seguindo-se os play-offs, com quartos de final nas datas previstas de 27, 29 e 30 de maio, meias-finais em 06, 10 e 12 de junho e final em 17, 19, 22, 25 e 27 de junho.

Taça de Portugal masculina arranca em 21 de novembro e a final está agendada para 13 a 16 de maio. A feminina tem a primeira eliminatória também em 21 de novembro e final em 15 e 16 de maio.

1.ª Divisão feminina tem o início previsto para 24 de outubro, disputando-se a segunda fase entre 2 de janeiro e 1 de maio.

Taça da Liga masculina disputa-se entre 14 e 17 de janeiro e a feminina a 16 e 17 de janeiro.

Futebol feminino

Passemos agora ao futebol feminino, também ele sem título nacional atribuído nem final da Taça de Portugal disputada na última época. A liga feminina de 2020/21 vai decorrer entre 27 de setembro de 2020 e 6 de junho de 2021.

A primeira fase, composta por nove jornadas, vai até 6 de dezembro. A segunda fase – uma novidade – decorre entre 19 de dezembro e 6 de junho do próximo ano.

Ao mesmo tempo, decorre a fase de permanência, com início igualmente a 19 de dezembro e fim a 25 de abril, sendo que está ainda previsto um play-off a 2 e 9 de maio.

Já a Taça de Portugal feminina arranca com um play-off a 11 de outubro, tem a primeira eliminatória prevista para 1 de novembro e final agendada para 12 de junho.

Finalmente, a Taça da Liga disputa-se no mês de janeiro de 2021, com início no dia 3 e fim no dia 31.

O organismo frisou que, na data de publicação destes calendários, de acordo com o disposto no artigo 23.º da resolução do conselho de ministros n.º 55-A/2020 de 31 de julho, a prática da atividade física e desportiva em contexto de treino e em contexto competitivo está autorizada, desde que no cumprimento das Orientações da DGS, nomeadamente, da Orientação 30 publicada a 29/05 e atualizada a 20/07.

Foto: Federação Portuguesa de Futebol

Seleção A

Quanto à Seleção A, estão definidos todos os jogos que vai realizar até final de 2020. O regresso será no início de setembro com a disputa de uma dupla jornada da Liga das Nações onde vai defrontar a Croácia e a Suécia no arranque da defesa do título conquistado em 2019. O jogo com os croatas será no estádio do Dragão no dia 5 de setembro, um sábado, às 19h45, enquanto o duelo com a Suécia disputa-se três dias depois (terça-feira, 8) em Solna a partir das 19h45 (hora portuguesa).

Além dos seis encontros a contar para o Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações, Portugal tem marcados dois jogos de preparação com a Espanha, a 7 de outubro, e com Andorra, a 11 de novembro, ambos a realizar em Lisboa.

A 11 de outubro será a vez da seleção nacional ir para fora para jogar contra a França e, no dia 14, enfrenta a Suécia (em casa).

Ao jogo de preparação com Andorra, a 11 de novembro, seguem-se os dois últimos compromissos da fase de grupos da Liga das Nações: dia 14, sábado, Portugal recebe a França e na terça-feira 17 joga na Croácia.

Supertaça

Também a Supertaça Cândido de Oliveira Vodafone tem já data de realização. A Federação, em articulação com o FC Porto e SL Benfica – que competirão pela Supertaça -, decidiu adiar a disputa do troféu que tradicionalmente marca o início oficial da época, de forma a salvaguardar os interesses das equipas portuguesas envolvidas nas competições da UEFA.

Assim sendo, o FC Porto, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal Placard, e o SL Benfica, finalista vencido desta prova, voltam a defrontar-se a 23 de dezembro para disputar a Supertaça Cândido de Oliveira Vodafone. O local e horário da partida serão divulgados oportunamente, adiantou a FPF.

Fotos: Site Unsplash.com, Liga Portuguesa de Futebol Profissional e Federação Portuguesa de Futebol